terça-feira, 5 de abril de 2011

Como funciona o FireWire

Introdução

Se você gosta de vídeo digital, provavelmente já ouviu o termo FireWire. Talvez o conheça como o i.LinkIEEE 1394, seu nome oficial. O FireWire é uma maneira de conectar diferentes partes de um equipamento, de forma que possam transmitir informações de forma fácil e rápida. da Sony ou então como

Porta Firewire de um Notebook
Criado originalmente pela Apple e padronizado em 1995 como Barramento Serial de Alto Desempenho IEEE 1394, o FireWire é muito similar ao Barramento Serial Universal (USB). Os designers do FireWire tinham em mente vários objetivos quando o criaram:
  • alta taxa de transferência
  • capacidade de colocar vários dispositivos no barramento
  • facilidade de uso
  • função hot-pluggable (conectar os equipamentos sem os desenergizar)
  • fornecimento de energia pelo cabo
  • desempenho plug-and-play
  • baixo custo de cabeamento
  • baixo custo de implementação 

O que é FireWire


Soquetes FireWire 400
FireWire é um método de transferência de informações entre dispositivos digitais, em especial, equipamentos de áudio e vídeo. Também conhecido como IEEE 1394, o FireWire é rápido: sua última versão atinge velocidades de até 800 Mbps. No futuro, quando os fabricantes renovarem os atuais cabos, a expectativa é de que esse número pule para inacreditáveis 3,2 Gbps. É possível conectar até 63 dispositivos a um barramento FireWire. Os sistemas operacionais Windows (98 e posteriores) e Mac OS (8.6 e posteriores) são compatíveis com essa tecnologia.
Digamos que a sua filmadora digital esteja conectada ao seu computador. Quando ele é iniciado, cria uma fila de dispositivos conectados ao barramento e distribui um endereço a cada um deles, em um processo chamado de enumeração. O FireWire é plug-and-play, ou seja, se você conectar um dispositivo FireWire, ele será detectado automaticamente pelo sistema operacional, que pedirá o disco com o driver do dispositivo. Se ele já tiver sido instalado anteriormente, o computador simplesmente o ativa e comunica-se com ele. Os dispositivos FireWire são hot pluggable, o que significa que podem ser conectados e desconectados a qualquer momento, mesmo que o fornecimento de energia esteja ligado. 


Especificações FireWire

A especificação FireWire original, FireWire 400 (1394a), era mais rápida que o USB quando foi lançada. O FireWire 400 ainda é usada e apresenta:
  • taxas de transferência de até 400 Mbps
  • distância máxima entre dispositivos de 4,5 m (comprimento do cabo)

HD externo firewire

O lançamento do USB 2.0, que apresenta velocidades de transferência de até 480 Mbps e até 5 m de distância entre dispositivos, acabou com a diferença entre esses dois padrões concorrentes. Porém, em 2002, o FireWire 800 (1394b) começou a aparecer nos dispositivos à venda. Assim, o USB 2.0 foi esquecido. O FireWire é capaz de:

  • taxas de transferência de até 800 Mbps
  • distância máxima entre dispositivos de 100 m (comprimento do cabo)
O padrão mais veloz 1394b é compatível com o 1394a. 


FireWire contra USB

A principal diferença entre o FireWire e o USB é que o primeiro é destinado a dispositivos que trabalham com muito mais dados, como filmadoras, DVD players e equipamentos de áudio digital. Ambos compartilham várias características, mas se diferem em alguns pontos importantes. Abaixo, um resumo:

Característica
USB
FireWire
  1.1 2.0 400 800
Taxa de transferência de dados 12 Mbps 480 Mbps 400 Mbps 800 Mbps
Número de dispositivos 127 127 63 63
Plug and play Sim Sim Sim Sim
Hot-pluggable Sim Sim Sim Sim
Dispositivos isócronos Sim Sim Sim Sim
Energia fornecida pelo barramento Sim Sim Sim Sim
Requerida terminação do barramento Não Não Não Não
Tipo de barramento Serial Serial Serial Serial
Tipo de cabo Par trançado (4 fios: 2 de energia, 1 conjunto de par trançado) Par trançado (4 fios: 2 de energia, 1 conjunto de par trançado) Par trançado (6 fios: 2 de energia, 2 conjuntos de pares trançados) Par trançado (8 fios: 2 de energia, 2 conjunto de pares trançados, 2 terra)
Compartilhável Sim - baseado no host Sim - baseado no host Sim - ponto a ponto Sim - ponto a ponto
Topologia de rede Cadeia Cadeia Hub Hub
Como você pode observar, os dois são muito parecidos. A implementação do FireWire custa um pouco mais do que a do USB. Isso levou o USB a ser padrão para a maioria dos periféricos que não necessitam de um barramento de alta velocidade.
Velocidade à parte, a grande diferença entre o FireWire e o USB 2.0 é que este último é baseado no host, o que significa que o dispositivo tem que estar conectado a um computador para realizar a comunicação. O FireWire é peer-to-peer (ponto a ponto), o que significa que duas câmeras FireWire podem se comunicar entre si sem passar por um computador. 


Cabos e conectores FireWire

Os dispositivos FireWire podem ser alimentados ou não por energia elétrica. O FireWire permite que os dispositivos obtenham energia pela conexão. Dois condutores de energia no cabo podem fornecer energia (máximo de 8 a 30 volts e 1,5 ampères) do computador a um dispositivo sem energia. Dois jogos de pares trançados transportam os dados em um cabo FireWire 400 utilizando uma configuração de 6 pinos.
Alguns dispositivos menores com suporte FireWire utilizam conectores de 4 pinos para economizar espaço, omitindo os dois pinos utilizados para o fornecimento de energia.


Cabo adaptador FireWire (configuração de 9 pinos à esquerda)
Os cabos FireWire 800 utilizam uma configuração de 9 pinos. Seis desses pinos são os mesmos no conector 1394a (mostrado acima). Dois dos pinos adicionais fornecem uma conexão terra para proteger os outros fios de interferência e o terceiro pino adicional não faz nada até o momento [ref. - em inglês]. Como o FireWire 800 é compatível com a versão anterior FireWire 400, existe uma variedade de adaptadores disponíveis para facilitar a combinação dos dois padrões no mesmo barramento. Existem também dois tipos de FireWire 800 disponíveis: uma porta "bilíngüe" comporta os dois padrões FireWire, enquanto que uma porta "apenas-b" aceita apenas um conector FireWire 800. 




Enviando dados via FireWire

O FireWire utiliza endereçamento fixo de 64 bits, baseado no padrão IEEE 1212 (em inglês). Existem três partes para cada pacote de informações enviado por um dispositivo via FireWire:
  • um ID de barramento de 10 bits, que é usada para determinar de qual barramento FireWire os dados vieram;
  • um ID físico de 6 bits, que identifica qual dispositivo no barramento enviou os dados;
  • uma área de armazenamento de 48 bits, que é capaz de endereçar 256 terabytes de informação em cada nó.
O ID de barramento e o ID físico juntos compõem o ID de nó de 16 bits, o que permite 64 mil nós em um sistema. Os dados podem ser enviados por até 16 pulos (dispositivo a dispositivo). Os pulos acontecem quando dispositivos estão ligados por uma cadeia. Observe o exemplo abaixo. A câmera de vídeo está conectada ao disco rígido externo, que, por sua vez, está conectado ao Computador A. Este se conecta ao Computador B, que está conectado ao Computador C. Logo, são necessários quatro pulos para que o computador C acesse a câmera.
Vamos admitir que todos os dispositivos nessa configuração estejam equipados com o FireWire 800, a filmadora pode estar a até 400 m do Computador C.
Agora que vimos como funciona o protocolo de conexão FireWire, vamos dar uma olhada mais de perto em uma das aplicações mais populares: a transmissão de vídeo digital. 


FireWire e o vídeo digital

O FireWire realmente se destaca quando se trata de aplicações de vídeo digital. A maioria das câmeras digitais ou filmadoras possuem hoje um conector FireWire. Quando você liga uma filmadora ao computador usando o FireWire, a conexão é fantástica.
Um importante elemento do FireWire é o suporte de dispositivos isócronos. No modo isócrono, os dados fluem entre o dispositivo e o computador em tempo real, com largura de banda garantida e sem correção de erro. Basicamente, isso significa que um dispositivo, como uma filmadora digital, pode solicitar que o computador compartilhe largura de banda suficiente para que ela envie o vídeo não comprimido em tempo real. Quando a conexão FireWire computador-câmera entra em modo isócrono, a câmera pode enviar o vídeo ao computador em um fluxo estável, sem que nada interfira no processo.
Você pode facilmente criar e editar projetos de vídeos personalizados usando discos rígidos rápidos, uma filmadora digital e um computador. Com o software adequado, o computador e a câmera se comunicam. O computador pode baixar todos os vídeos automaticamente e com clareza digital perfeita. Como o conteúdo é digital do início ao fim, não há perda de qualidade quando se trabalha com sucessivas produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário